Subcomissão de Aviação Civil visita aeroporto de Goiânia

Órgão ligado à Comissão de Integração Nacional pretende investigar itens como segurança de voo, qualidade do serviço prestado e direito do consumidor
07/05/2013 15h55

Apolos Neto

Subcomissão de Aviação Civil visita aeroporto de Goiânia

Da esquerda para a direita - deputado Raul Lima, professor de Direito Aeronáutico Georges de Moura Ferreira, deputado Plínio Valério, deputado Nilson Leitão, deputado Jerônimo Goergen, diretor da Abrapac Paulo Licati

 

A subcomissão especial de Aviação Civil promoveu nesta terça-feira (7) a primeira reunião de trabalho do colegiado. Ligado à Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), o órgão delimitou o trabalho de investigações a três itens: segurança de voo, qualidade do serviço prestado e direito do consumidor. A presidência da subcomissão ficará por conta do deputado Raul Lima (PSD-RR), que também é piloto.

Já no primeiro encontro, os parlamentares decidiram visitar o Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, cuja pista está sendo reformada. A obra provocou a interrupção de pousos e decolagens no período da noite, entre 21h10 e 7h10. “Este é um aeroporto estratégico para o Centro-Oeste, no sentido de representar uma alternativa para o tráfego aéreo de Brasília. O fechamento noturno nos preocupa e queremos observar o ritmo da reforma”, explicou o presidente da CINDRA, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). A vista ao Aeroporto Santa Genoveva está prevista para a manhã desta quinta-feira (9).

Outro tema que será tratado pela subcomissão especial de Aviação Civil é o baixo número de pistas homologadas na região Norte do país. O deputado Raul Lima (PSD-RR) esclarece que a situação impede o desenvolvimento da economia local e produz o isolamento das comunidades amazônicas. Além disso, o parlamentar reclama da falta de unidade nas regras de aviação dos países que integram o Mercosul. “Pilotos e passageiros têm passado por situações constrangedoras quando ingressam nesses países. Há relatos de pedido de propina por parte das autoridades de lá. Isso nós não podemos admitir num bloco que prega a integração continental”, criticou Lima.

Além de parlamentares, a reunião ainda contou com a presença de dois dos maiores especialistas na área. Piloto comercial e dirigente da Associação Brasileira dos Pilotos de Aviação Civil (Abrapac), Paulo Licati é referência em estudos sobre fadiga humana aplicada aos profissionais do setor. E o professor de Direito Aeronáutico, Georges de Moura Ferreira, conhece o assunto como poucos. Eles emprestarão seus conhecimentos para que os parlamentares possam elaborar até o final do ano um relatório técnico qualificado com os apontamentos necessários ao desenvolvimento do setor aéreo. A subcomissão de Aviação Civil é composta pelos seguintes parlamentares: Raul Lima (PSD/RR), Marinha Raupp (PMDB/RO), Márcio Junqueira (DEM/RR), Gladson Cameli (PP/AC), Weverton Rocha (PDT/MA), Marcelo Castro (PMDB/PI), Wilson Filho (PMDB/PB); Leomar Quintanilha (PMDB/TO); Nilson Leitão (PSDB/MT), Plínio Valério (PSDB/AM); Zequinha Marinho (PSC/PA).   

 

 

Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS)

(61) 9134-8629 / (61) 9829-8689 / (61) 3215-5316

apolos.paz@gmail.com