Ministro da Justiça estará em audiência pública sobre Reservas Indígenas
As reservas indígenas do Brasil estarão em pauta em audiência pública na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. A proposta é do deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), aprovada na última reunião ordinária da Comissão, realizada no dia 30/5.
O parlamentar propôs um debate específico sobre a reserva indígena Apyterewa, no Estado do Pará, para esclarecimentos sobre a demarcação daquela reserva. Porém, concordou com a sugestão de vários parlamentares de ampliar o debate para todos as reservas.
Devido a importância da temática, Asdrubal não abre mão da presença do Ministro da Justiça, Tarso Genro, nesse debate. Serão convidados ainda, o presidente da Fundação Nacional do Índio, o governador do Estado do Pará e presidentes das associações envolvidas com as reservas.
Segundo o deputado, sua preocupação com a reserva Apyterewa se justifica pelo fato do presidente da Funai, mesmo tomando conhecimento da tensão social instalada nos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã e Ourilândia do Norte, com a iminência de um grave conflito armado entre índios e não índios, ter induzido o Presidente da República a assinar o decreto de demarcação daquela reserva.
Bety Rita Ramos
Edição: Samuel de Souza