Ministro da Integração expõe a nova PNDR em Simpósio da CINDRA
A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) promoveu nesta quarta-feira (16), Simpósio de Desenvolvimento Regional. O evento contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que fez apresentação sobre a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). A primeira PNDR tratou de traçar políticas para combater os desequilíbrios regionais. Segundo Teixeira, a segunda versão da PNDR já está pronta e será apresentada através de decreto do executivo. “Por decreto seria mais ágil. Se fosse através de Projeto de Lei, com certeza seria um normativo mais fortalecido, mas perderíamos muito tempo para desenvolver os programas”, explicou o ministro.
A definição da proposta via decreto desagradou parlamentares e as entidades que participaram do debate, como a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Na opinião do presidente da CINDRA, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), o Legislativo tem muitas contribuições a fazer ao PNDR. “Queremos que as políticas públicas possam ser executas e gerem resultados práticos”, destacou o parlamentar.
A CINDRA lançou ontem (16/10) o livro “Desafios para o Desenvolvimento do Brasil na Visão da CINDRA”, coletânea de textos produzidos por colaboradores e Consultores legislativos da Câmara. A obra elenca os principais gargalos que freiam o crescimento do país, como a falta de infraestrutura, telefonia precária e a alta carga tributária. Por outro lado, a publicação oferece exemplos de projetos que podem mudar a realidade de regiões pobres, como o projeto de exploração da energia solar no semiárido e a produção do biodiesel no âmbito da agricultura familiar.
Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS)
(61) 9829-8689 / (61) 3215-5316