Marta Suplicy levará ao presidente Lula emendas de parlamentares da CAINDR

30/08/2007 16h20


A Ministra do Turismo, Marta Suplicy, assumiu compromisso com os parlamentares da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR) de levar pessoalmente ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva a solicitação de atendimento à emenda orçamentária de R$ 26 milhões da Comissão. “Vou fazer o pleito e depois os deputados vão decidir como é que eles vão dividir estes recursos, de acordo com as prioridades de cada Estado, dentro da área de incentivo e incremento ao turismo”, explicou a Ministra, ao receber no seu Gabinete os parlamentares da CAINDR.
A reunião de hoje deu continuidade a audiência pública realizada no último dia 22, na Câmara dos Deputados, quando foram discutidos os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Turismo na Amazônia.
Marta Suplicy justificou o empenho pessoal na liberação dos recursos de emendas por considerar a região Amazônica o “ouro do Brasil em termos de turismo”. Ela admite que a liberação de uma emenda de Comissão é mais difícil que as individuais ou as de bancadas. Mas alega que a Amazônia tem tido poucas emendas liberadas e que para contar com um significativo incremento do turismo a região precisa de praticamente tudo. “A Amazônia é carente de obras de infra-estrutura, saneamento básico, estradas, qualificação de pessoal, enfim, várias questões que são fundamentais para alavancar o turismo”, reconheceu.
A ministra também se prontificou a levar pleitos na área de infra-estrutura, que tenham conseqüência para o incremento do turismo, como energia, por exemplo, aos Ministérios de competência.
Vários deputados se manifestaram durante a reunião ressaltando os potenciais turísticos de seus Estados como belezas naturais e festas folclóricas. O deputado Marcelo Serafim (PSB-AM) aproveitou a oportunidade e convidou a ministra para o aniversário da cidade de Manaus, no próximo mês de outubro, quando acontecerá a festa “Boi Manaus” que reune cerca de 300 mil pessoas. A ministra aceitou o convite de imediato.
Escola Restaurante – O deputado Lindomar Garçon (PV-RO) informou a ministra que há previsão de incremento no potencial turístico da cidade de Porto Velho, devido às construções das usinas hidrelétricas do Rio Madeira. A ministra sugeriu ao deputado a instalação de uma escola restaurante no município. Um investimento do Ministério no valor de R$ 800 mil, condicionado a que a Prefeitura assuma o projeto depois de um ano.
Garçon aceitou a oferta e se comprometeu a levá-la ao prefeito. Marta Suplicy disse que o oferecimento estava aberto a qualquer cidade, desde que a Prefeitura local se responsabilize por tornar o projeto auto-sustentável depois do investimento inicial do Ministério.
Transporte aéreo – A deputada Perpétua Almeida (PcdoB-AC) disse que a maior reclamação da área turística da Amazônia é a questão do transporte aéreo que apresenta passagens caras e vôos raros. A ministra pediu que cada parlamentar da Comissão articule, junto às Secretarias de Turismo do seus Estados, levantamento das demandas de linhas áreas e de deslocamentos regionais necessários para implementá-las. A partir dessa informação, ela assumiu compromisso de intervir junto aos órgãos responsáveis para reverter este quadro.
Simpósio – A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da CAINDR, convidou a ministra para o I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, uma promoção da CAINDR, que acontecerá de 19 a 23 de novembro, na Câmara dos Deputados. Grazziotin explicou que o Seminário visa dar metas e prazos ao PAS (Plano da Amazônia Sustentável), que surgiu de uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os nove estados que integram a Amazônia brasileira.
Além dos parlamentares citados, participaram da audiência as deputadas Marinha Raupp (PMDB-RO), Maria Helena (PSB-RR), Fátima Pelaes(PMDB-AP) e Dalva Figueiredo (PT-AP). Além dos deputados: Carlos Souza (PP-AM), Lira Maia (DEM-PA), Natan Donadon (PMDB-RO), Márcio Junqueira (DEM-RR) e Urzeni Rocha (PSDB-RR).
A ministra finalizou o encontro dizendo que a possibilidade de conversar com os deputados e poder ver o que a região precisa a partir da visão de quem está lá na base é muito importante. “Temos um saldo bom deste encontro de hoje”, comemorou.

Bety Rita Ramos

Edição e Revisão: Samuel de Souza - samuel.souza@camara.gov.br