IBGE mostra que indígenas são melhores assistidos nas áreas urbanas

Oferta de serviços básicos cai nas áreas demarcadas e praticamente inexiste nas zonas rurais localizadas fora das terras indígenas
05/09/2013 09h36

Apolos Neto

IBGE mostra que indígenas são melhores assistidos nas áreas urbanas

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) promoveu uma reunião de trabalho nesta quarta-feira (4) para discutir os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Censo Demográfico de 2010 em relação à população indígena no Brasil. De acordo com o levantamento, 896.917 pessoas se declararam índios. Desse total, 517.383 pessoas (57,7%) se referem a indígenas residentes em Terras Indígenas (TIs). Já os residentes fora de TIs se dividem em dois grupos: os que vivem nas áreas urbanas representam 298.871 indivíduos (33,3%) e os que residem nas áreas rurais equivalem a 80.663 pessoas (9%).

De acordo com a pesquisadora do IBGE, Sra. Nilza Pereira, o levantamento demonstra que os indígenas residentes nas áreas urbanas conseguem acessar de uma forma mais ampla os serviços considerados básicos, como saúde, educação e segurança. “Para os residentes das áreas urbanas os serviços, oferecidos pelo município, são mais fáceis de serem acessados. Nas terras indígenas, eles talvez tenham o acompanhamento da Funai. Já nas áreas rurais eles são bem menos assistidos. A gente (IBGE) somente retrata a estatística. Mas os números devem servir de reflexão”, ponderou.

No comparativo direto, as estatísticas sobre nível de alfabetização e renda são mais favoráveis para os índios que moram nas zonas urbanas. A diferença aumenta quando o item comparado é o nível de adequabilidade domiciliar. “Os números estão falando por si. A política indígena brasileira chegou ao fundo do poço. Essa sanha por terras e novas demarcações não tem como objetivo final o bem-estar do indígena. Os interesses são outros e inconfessáveis”, disparou o presidente da CINDRA, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Ainda de acordo com dados do IBGE, o retrato da questão indígena em 2010 mostrava um total de 687 processos relativos a Terras Indígenas (TIs): 405 regularizadas; 49 declaradas; 27 homologadas; 24 em processo de aquisição como reserva indígena; e 182 processos em curso.

 

Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS)

Contato: (61) 3215-5316 / 9829-8689

apolos.paz@gmail.com