Gladson abre etapa Manaus do V Simpósio da Amazônia
O preço da sustentabilidade é a eterna vigilância. Esse trocadilho com a máxima de Aldous Huxley foi usado pelo Secretário de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Sr. Sérgio Braga, na palestra que abriu o V Simpósio Amazônia, etapa Manaus. Pela primeira vez, o Senado e a Câmara dos Deputados Federais se unem por meio da Subcomissão da Amazônia, presidida pela senadora Vanessa Grazziotin e da Comissão da Amazônia, presidida pelo deputado Gladson Cameli (PP/AC) para realizar um debate preliminar ao que acontecerá no próximo dia 8, em Brasília.
Hoje o Brasil é mundialmente conhecido pela Amazônia e não pelo futebol, precisamos tirar mais proveito disso. Patentear a marca a exemplo do que os franceses fizeram com o Champagne, comentou a senadora Vanessa na ocasião.
Gladson Cameli ressaltou que muito se fala sobre preservação e a sustentabilidade da Amazônia, mas estes conceitos são antigos, assim como também não é recente o Plano Amazônia Sustentável (PAS) lançado em 2008, pelo governo federal. O PAS tem como objetivo definir diretrizes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira e traçar objetivos para a juventude. Cameli disse acreditar na renovação de conceitos e atitudes, com os mais antigos repassando aos jovens seus conhecimentos, e os jovens, por sua vez, incrementando as ações com o seu dinamismo e vitalidade
Universitário do segundo período de odontologia, da Universidade Estadual do Amazonas, Vitor Castro, foi um deles. “Gostei muito das palestras que assisti aqui hoje. Elas me forneceram informações relevantes e muito atuais sobre a potencialidade de nossa região.