Energia para as comunidades isoladas
Os habitantes das comunidades isoladas da Amazônia também precisam de energia elétrica como qualquer brasileiro. Conscientes disso, os parlamentares da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional aprovaram, por unanimidade, na última reunião ordinária, requerimento do deputado Henrique Afonso (PT-AC), solicitando audiência pública sobre o assunto.
Henrique Afonso reconhece a importância do Programa do Governo Federal “Luz para Todos”, que desde 2004 promove a inclusão de comunidades isoladas no atendimento energético. Porém lembra, que esse Programa não conseguiu atender ainda milhares de comunidades de difícil acesso da Amazônia. O que, no entendimento do deputado, exige uma política de atendimento energético específica para um grande contingente de população.
O parlamentar lembra que no Brasil cerca de cinco milhões de domicílios brasileiros, em torno de 15 milhões de habitantes, não têm acesso a energia elétrica. Dois milhões desse total estão nas regiões isoladas do Norte do país. Ele faz questão de deixar claro que na Amazônia o desenvolvimento tem relação direta com a inclusão das comunidades isoladas no abastecimento de energia elétrica.
Bety Rita Ramos
Edição: Samuel de Souza