Empresas não comparecem e CPI da Telefonia ganha força na Câmara

Comissões da Integração Nacional e de Fiscalização Financeira devem convocar empresários para que compareçam em outra oportunidade
09/04/2013 15h15

Apolos Neto

Empresas não comparecem e CPI da Telefonia ganha força na Câmara

Ausência de teles provocou o cancelamento do debate sobre a qualidade da telefonia no Brasil

 

A ausência de representantes das empresas de telefonia irritou os deputados nesta terça-feira (9), durante encontro para debater a qualidade da telefonia no país. A maioria dos parlamentares se retirou da audiência pública promovida pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). A reação levou os presidentes dos colegiados, deputados Jerônimo Goergen (PP-RS) e Edinho Bez (PMDB-SC), a suspender a programação em apoio aos colegas.

Para o deputado Jerônimo Goergen, a ausência das teles fortalece o pedido de criação da CPI da Telefonia, que aguarda o despacho da presidência da Câmara para ser instalada. “A gente sabe que na plateia havia representantes das empresas acompanhando a discussão. Agora, vim aqui para ouvir e levar as informações para seus bunkers fica mais desrespeitoso ainda. Isso dará mais peso para que possamos investigar o setor através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito”, destacou Jerônimo.

O deputado Edinho Bez também criticou a ausência das empresas no debate. “Isso é um absurdo, um desmando, um desrespeito para com todos os consumidores. Eu mesmo estava falando com santa Catarina e a ligação caiu três vezes durante uma entrevista. Estamos todos indignados pelo serviço ruim que está sendo prestado, o cidadão está sendo lesado”, disparou Bez.

Os presidentes da CINDRA e da CFFC decidiram atuar em conjunto aprovando requerimentos de convocação das teles, para que eles compareçam em outra audiência. As comissões ainda devem convidar o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. “Queremos maiores informações sobre esse plano de desoneração de R$ 6 bilhões para um setor que está devendo em investimentos”, cobrou Jerônimo. Além disso, os colegiados pretendem se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para solicitar celeridade na análise do requerimento de instalação da CPI.

 

Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS)

Contato: (61) 3215-5316 / (61) 9829-8689

apolos.paz@gmail.com