Em reunião com a Comissão da Amazônia, Vice-Presidente promete apoio para solução de problemas emergenciais

04/08/2011 16h00

Uma atenção especial para a Amazônia. Foi o que prometeu no início da noite de hoje (2 de agosto), o Vice-Presidente da República, Michel Temer, ao receber a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados (CAINDR), em audiência em seu gabinete no Palácio do Planalto. A audiência com o Vice-Presidente foi solicitada pelo deputado Gladson Cameli, Presidente da Comissão da Amazônia, para que, em forma de visita de cortesia, vários pleitos dos Estados da Amazônia fossem colocados ao conhecimento de Temer.

Apesar do clima de visita de cortesia, o Vice-Presidente deixou os parlamentares à disposição para que suas reivindicações fossem feitas. Gladson Cameli lembrou que um dos principais assuntos polêmicos que a Caindr está tentando solucionar é a questão da regularização fundiária na Amazônia, o que está provocando uma insustentabilidade na produção agrícola, tendendo a se agravar se não for encontrada logo uma solução para o caso. Gladson lembrou inclusive a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso, no município de Itanhangá, mês passado, onde a Caindr participou a convite do Deputado Neri Geller.

O Deputado Raul Lima pediu um apoio especial a Michel Temer para que o problema da BR 174, com o seu fechamento diário seja solucionado. Temer disse não entender o motivo de uma rodovia federal ser bloqueada a noite, ainda mais por uma entidade não governamental.

Por outro lado o Deputado Paulo Quartiero pediu que a questão agrícola de Roraima fosse revista pelo Governo Federal, destinando pelo menos 20 por cento do seu território à produção agrícola.

Laurez Moreira pediu uma intervenção direta da Vice-Presidência para que o asfaltamento da rodovia 242, que atravessa a Ilha do Bananal, seja concluído. Segundo ele, somente um trecho de 84 quilômetros impede que a produção de grãos do Tocantins saia pelo Mato Grosso para os portos do Estado do Pará.

O Vice-Presidente da República, Michel Temer, depois de ouvir atentamente todas as reivindicações disse que uma atenção especial será dada para a Amazônia, até mesmo em virtude do andamento do Programa Especial de Fronteiras, que foi instalado e do qual ele é o coordenador. Temer pediu que os representantes de cada Estado, presentes à reunião, formalizassem através de um documento as necessidades de cada região. Essas reivindicações serão enviadas por ele para cada ministério responsável pelo assunto inerente e, após a resposta dos ministros será feita uma nova reunião, desta vez conjunta entre os ministros, Comissão da Amazônia e o vice-presidente para que as soluções sejam providenciadas.

            Participaram da audiência os deputados Gladson Cameli (PP-AC), Raul Lima (PP-RR), Paulo Quartiero (DEM-RR), Neri Geller (PP-MT), Hélio Santos (PSDB-MA), Laurez Moreira (PSB-TO), Perpétua Almeida (PT-AC) e Marinha Raupp (PMDB-RO)