Deputados membros da Cindra discutem fechamento de agências de bancos públicos

06/10/2017 11h05

Marilda Bezerra/CD

Deputados membros da Cindra discutem fechamento de agências de bancos públicos

Audiência: Fechamento de bancos públicos

 Em audiência pública, que ocorreu em 5/10 na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), os deputados debateram os impactos que o fechamento das agências de bancos públicos vêm tendo no desenvolvimento regional.

 O presidente da Comissão, deputado Valadares Filho (PSB-SE), abriu a audiência destacando que o fechamento das agências dos bancos públicos tem uma dimensão humana, além da econômica, que é o impacto sobre as famílias dos trabalhadores que passarão por programas de demissões voluntárias. “Como fica a sustentabilidade dessas pessoas? ”, questiona Valadares Filho que é, junto com a deputada Érika Kokay (PT-DF), autor do requerimento para a realização da audiência pública.

Além dos expressivos números – plano de fechar 402 agências do Banco do Brasil, por exemplo – interessa ao deputado Valadares Filho esclarecer se os dirigentes dos bancos públicos avaliaram os impactos para populações e economias locais antes de anunciar o fechamento de agências. Isso porque, na opinião do deputado, trabalhadores rurais, aposentados, comerciantes, industriais e pessoal de serviços não foram ouvidos; tampouco vereadores, prefeitos, governadores.

Valadares Filho lamentou a ausência de representantes dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda que foram convidados e não compareceram à audiência. O deputado destacou que “não é dessa forma que vamos encontrar uma solução para um tema tão relevante para sociedade brasileira como o fortalecimento dos bancos públicos”.

            O deputado lembra que, antes de serem instituições financeiras de mercado, Banco do Brasil e Caixa são bancos públicos, com função social determinante para algumas das regiões onde atuam. Mais do que isso, são os detentores de políticas como a do financiamento agrícola, pagamento de bolsa-família, e assim por diante. Por isso, em suas perguntas, indagou: “Quais têm sido, de fato, os impactos para economias locais em decorrência do fechamento de agências?

A Deputada Érika Kokay sugeriu o encaminhamento de requerimento de informação ao Ministro da Fazenda acerca do fechamento de agências bancárias,  a perspectiva de fusão de bancos e também sobre aplicação da TLP (Taxa de Longo Prazo) aos fundos constitucionais.

            Além dos deputados membros da Cindra, esteve presente à audiência pública o deputado estadual de Sergipe, Luciano Pimentel (PSB), que foi superintendente da Caixa Econômica Federal. Por iniciativa de Luciano Pimentel, a Assembleia Legislativa de Sergipe fará amanhã uma audiência pública para discutir o tema do fechamento de agências de bancos públicos.

 

Texto: Marilda Bezerra

(com adaptações)