Deputado Valadares Filho avalia que reunião deliberou assuntos importantes para o desenvolvimento regional
A apreciação de requerimentos foi iniciada com o do Deputado Angelim (PT-AC), propondo a realização de audiência pública para debater a Política Nacional de Ordenamento Territorial. Em seguida, dois requerimentos de autoria do presidente da Comissão, Deputado Valadares Filho (PSB-SE), foram aprovados. O primeiro deles propõe a realização de audiência pública para debater as providências necessárias para resolver as questões que envolvem os conflitos por posse de terra, em especial, o massacre de trabalhadores rurais, ocorrido no município de Pau D’Arco, no Pará, em 24 de maio. No segundo requerimento aprovado, o Deputado Valadares Filho convida o Ministro do Turismo para audiência pública a fim de apresentar os programas e projetos de turismo regional.
Dentre os requerimentos aprovados, o da Deputada Conceição Sampaio (PP-AM) propõe audiência pública para debater o Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais na Região Norte e o da Deputada Maria Helena (PSB-RR) requer aprovação de missão oficial para conhecer as atividades desenvolvidas pelo Exército Brasileiro na faixa de fronteira no Estado do Amazonas.
Finalizando a apreciação de requerimentos, o Deputado João Daniel (PT-SE) teve dois requerimentos aprovados. Um deles convida o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, para prestar informações sobre a realização de manobras militares conjuntas entre o Exército Brasileiro e o Exército Norte-Americano. O outro requerimento trata da realização de seminário em Poço Redondo, para debater a situação socioeconômica e ambiental, bem como as políticas públicas previstas para o desenvolvimento do município.
Foram aprovados, ainda, os pareceres do Deputado Valadares Filho aos Projetos de Lei nº 1.405/2015 e 3.979/2015, ambos pela aprovação; e o parecer do Deputado Rocha (PSDB-AC), pela aprovação do Projeto de Lei nº 1.405/2015.
Na avaliação do presidente da Comissão, Deputado Valadares Filho, foi uma reunião produtiva. “Hoje, foram apreciadas matérias da mais alta importância para o desenvolvimento regional do nosso País”.
Texto: Marilda Bezerra