Comissão realiza audiência pública sobre desmatamentos na Amazônia.
A Comissão da Amazônia realizou, no Plenário 4, audiência pública sobre os desmatamentos que estão sendo feitos pelos assentados do INCRA.
O objetivo foi levantar todos os esclarecimentos possíveis sobre o assunto, visto que a devastação da Floresta Amazônica é uma preocupação de todos e, em especial, dessa Comissão”, justifica o autor da iniciativa, deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA).
Segundo o deputado, notícias da imprensa nacional divulgaram que os Projetos de Assentamentos do INCRA têm contribuído muito para o crescimento desenfreado dos desmatamentos. Fato que teria como causa o abandono a que foram relegadas as famílias assentadas.
Asdrubal Bentes expõe que essas famílias estariam sem escolas, sem postos de saúde, transportes, assistência técnica e créditos. “Para minimizar essa situação elas derrubam as árvores queimando-as ou vendendo-as ilegalmente para os madeireiros”, diz o parlamentar.
Para elucidar o polêmico tema a Comissão estiveram presentes Flávio Rocha Monteiro, Diretor de Proteção Ambiental do IBAMA; Raimundo Lima, Diretor da Região Norte do INCRA; Girolando Domenico Trecanni, Assessor Chefe do Instituto de Terras do Pará (ITERPA).
Bety Rita Ramos
Assessoria de Imprensa