A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou na quarta-feira (14) proposta que inclui as bacias hidrográficas dos rios Pardo e Jequitinhonha, que nascem no Sudeste brasileiro, na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). O texto altera a Lei 6.088/74, que criou a estatal.
A ampliação do raio de ação da estatal, segundo o relator, “possibilitará o aproveitamento racional dos escassos recursos hídricos disponíveis, e também a capacitação tecnológica e gerencial dos beneficiários e ações corretivas dos impactos ambientais derivados do mau uso do solo”.
Surgida inicialmente para atuar no vale do Rio São Francisco, a Codevasf hoje atua nas bacias hidrográficas de diversos rios brasileiros, como Parnaíba, Itapecuru e Tocantins. Atua ainda nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
Tramitação
O projeto principal e os apensados tramitam em caráter conclusivo e serão analisados agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
- Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcelo Oliveira