Comissão da Integração conhece trabalho do Exército na Amazônia

Missão oficial formada por parlamentares visitará instalações militares responsáveis pela proteção das fronteiras nacionais
24/04/2013 16h50

Uma missão oficial de parlamentares embarca nesta quinta-feira (25) para Manaus (AM), onde cumprirá extensa agenda de trabalho. A viagem é promovida pelo Exército e tem o apoio da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA). A Aeronáutica também ajudará no apoio operacional. O objetivo da viagem é divulgar o trabalho realizado pelos militares na proteção das fronteiras e na manutenção da soberania nacional.

Em Manaus, os parlamentares serão recebidos no Comando Militar da Amazônia, onde assistirão uma palestra do comandante do CMA, general Eduardo Villas Bôas. Em seguida, o grupo se desloca para o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA). A programação do primeiro dia de trabalho ainda prevê a visita às instalações do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

 Já na sexta-feira (26), a missão partirá para o município de Tabatinga, onde está sediado o Comando de Fronteira do Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSOL/8º Bis). De Tabatinga, o grupo será transportado de helicóptero para o 2° Pelotão Especial de Fronteira (2° PEF) de Ipiranga, ponto extremo e isolado da Amazônia brasileira, localizado a apenas 500 metros da Colômbia. “Aqui está o chamado braço forte do Exército brasileiro, a única presença do Estado responsável pelo atendimento da comunidade. Lá, o Exército significa cultura, segurança, saúde e educação”, ressaltou o presidente da CINDRA, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). O retorno do grupo a Brasília está previsto para sábado (27).

 O parlamentar entende que a viagem tem um simbolismo importante, já que acontece às vésperas da Copa das Confederações. Segundo Jerônimo, os olhos do mundo se voltam para o Brasil. “Vamos mostrar que temos condições de sediar eventos internacionais e oferecer toda a segurança aos visitantes”, garantiu o parlamentar. Na coluna de rádio “Conversa com a Presidenta”, Dilma Rousseff anunciou a realização de uma grande operação militar em 16 mil quilômetros de fronteiras para coibir a criminalidade e oferecer mais segurança durante a Copa das Confederações, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho. O evento está sendo considerado um teste para a Copa do Mundo de 2014.

 

Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS)

(61) 9134-8629 / (61) 9829-8689 / (61) 3215-5316

apolos.paz@gmail.com