Cindra recebe Ministro da Integração Nacional em audiência pública

Helder Barbalho destacou que o Ministério da Integração e a Cindra devem estreitar cada vez mais as relações de cooperação; e que a Comissão deve ser uma extensão do Ministério da Integração e o Ministério uma extensão da Comissão.
27/04/2017 12h50

Darlan/CD

Cindra recebe Ministro da Integração Nacional em audiência pública

Audiência Ministro da Integração Nacional.

                   O Ministro da Integração, Helder Barbalho, foi o convidado da audiência pública, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (26/4), na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra). A audiência foi em atendimento ao requerimento do presidente da Comissão, deputado Valadares Filho (PSB-SE), subscrito pelos Deputados Alan Rick (PRB-AC) e Marinha Raupp (PMDB-RO).

O Ministro falou sobre os projetos e ações que se encontram em andamento no Ministério da Integração. Segundo ele, embora haja – como em outros anos – o contingenciamento orçamentário, o esforço das equipes daquela pasta é para que o maior número de projetos tenha o andamento regular, isto é, que os projetos básicos de obras de infraestrutura sejam contratados, pagos, concluídos; que as licitações já em condições de serem realizadas sejam o mais brevemente possível concluídas; e que as obras já contratadas tenham o fluxo regular de pagamentos, a fim de que prossigam com regularidade. O Ministro destacou que considera valiosa a cooperação entre a pasta que dirige com a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. “Queremos uma relação harmônica e estreita com a Cindra, pois esta Comissão é a casa do Ministério da Integração aqui na Câmara dos Deputados”, disse o Ministro Helder Barbalho.

  O presidente da Comissão, deputado Valadares Filho (PSB-SE), ao agradecer a presença do ministro, destacou que um dos objetivos da audiência é o de obter o máximo de informações a respeito dos programas do ministério, a fim de que os parlamentares possam executar bem suas prerrogativas, incluindo as de alocação orçamentária para os programas da área. “Entendo que, juntos, podemos fazer muito mais pelo desenvolvimento regional do País”, ressaltou o presidente Valadares Filho.

Com a presença da maioria dos deputados que integram a Comissão de Integração Nacional, durante a audiência, o ministro respondeu a todos os questionamentos dos deputados sobre o andamento de projetos em diversos estados brasileiros como Amazonas, Pará, Piauí, Ceará e Sergipe.

A audiência pública foi precedida de um café da manhã, evento que congregou dezenas de deputados, e não apenas os da Cindra. Também presentes autoridades de diversos estados, oportunidade em que alguns dos temas da audiência pública foram antecipados.

Texto: Marilda Bezerra