CINDRA discute os desafios para o desenvolvimento regional

Deputados, dirigentes da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil e convidados discutiram os principais entraves para o desenvolvimento e a integração regional no Brasil.
23/08/2017 14h50

Darlan/CD

CINDRA discute os desafios para o desenvolvimento regional

Seminário

Em seminário que ocorreu hoje (22/08) para discutir os desafios do desenvolvimento regional no Brasil, o presidente da CINDRA, deputado Valadares Filho (PSB-SE), destacou a importância do fortalecimento dos bancos públicos para o promover o desenvolvimento regional.

O parlamentar afirmou, na abertura do evento, que a realização do seminário é uma legítima manifestação da sociedade civil organizada e representada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB).

“O desenvolvimento regional passa necessariamente pelo fortalecimento das instituições de financiamento”, destacou o deputado Valadares Filho, autor do requerimento que deu origem ao Seminário.   

            O presidente da CINDRA ressaltou que para solucionar os entraves que ainda não permitem que tenhamos uma verdadeira igualdade entre as regiões do País é preciso que o governo federal priorize os investimentos públicos em diversas esferas em todas as regiões brasileiras.

            “A superação das desigualdades regionais não está necessariamente vinculada à instalação dos mesmos tipos de indústrias em todas as regiões, mas depende necessariamente dos investimentos que são feitos em educação, pesquisa e desenvolvimento cientifico e tecnológico”.

            O deputado Valadares Filho coordenou o segundo painel: Estratégias de Lutas das Organizações de Apoio ao Desenvolvimento Regional. Sobre esse tema, o deputado presidente da CINDRA destacou que a Câmara dos Deputados tem o dever de ouvir as sugestões da sociedade civil organizada e incluí-las no debate.

Um dos assuntos mais discutidos no segundo painel foi o fechamento das agências dos bancos públicos que vem ocorrendo em todo o Brasil. Para o parlamentar, esse é um tema de extrema importância e que merece toda atenção. “Assim como os fundos de fomento, os bancos públicos têm um papel imprescindível para a promoção do desenvolvimento regional”.

O deputado Valadares Filho se comprometeu em apresentar requerimento para realizar audiência pública para promover um debate e buscar soluções para o problema do fechamento de agências dos bancos públicos e para buscar formas de fortalecer os bancos públicos.

O Seminário Desenvolvimento Regional, Prioridade Nacional foi realizado pela Comissão de Legislação Participativa em conjunto com a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, e contou com a presença do diretor do departamento de gestão de programas de desenvolvimento regional do Ministério da Integração, de funcionários especialistas em economia do Banco do Nordeste do Brasil e de dirigentes da AFBNB.

Texto: Marilda Bezerra