Cindra aprova requerimento para discutir ‘Desenvolvimento Regional’

Foi aprovado, nesta quarta-feira (27), na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), requerimento da presidente da comissão, Deputada Júlia Marinho (PSC/PA), solicitando audiência pública com a participação do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger , para discutir uma ‘Uma Nova Concepção de Desenvolvimento Regional’.
27/05/2015 18h55

 Na ocasião, a deputada explicou que no último dia 14 de maio, foi recebida pelo Ministro Mangabeira Unger em seu gabinete, oportunidade em que ele expôs um plano de visitar diversos Estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para expor sobre novos paradigmas para o desenvolvimento dessas Regiões.

Segundo a parlamentar, o objetivo da proposição é expor sobre novos paradigmas para o desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “A constatação é que, até o momento, o Brasil adotou um modelo de desenvolvimento com duas bases. Uma base foi a produção e exportação de commodities, aproveitando as riquezas da natureza. A outra base foi a popularização do consumo, possibilitada pela elevação da renda popular. Milhões de brasileiros foram resgatados da pobreza extrema”, disse Júlia Marinho.

Durante a visita da deputada ao ministro, Mangabeira explicou que o Brasil adotou um modelo de desenvolvimento com duas bases. Uma base foi a produção e exportação de commodities, aproveitando as riquezas da natureza. A outra base foi a popularização do consumo, possibilitada pela elevação da renda popular. Milhões de brasileiros foram resgatados da pobreza extrema.

“A tarefa, agora, é refundar o desenvolvimento na ampliação de oportunidades educacionais e econômicas. Trata-se de democratizar a economia brasileira do lado da oferta, não somente do lado da demanda. Democratização da demanda se pode fazer só com dinheiro. Democratização da oferta exige inovação institucional”, falou o ministro durante o encontro.