CINDRA aprova pedido de auditoria na dívida agrícola

Proposta já acordada com presidente do TCU, Augusto Nardes, pretende levantar números reais do passivo agrícola e solicitar a revisão dos contratos
10/04/2013 17h40

Apolos Neto

CINDRA aprova pedido de auditoria na dívida agrícola

 

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), aprovou nesta quarta-feira (10) requerimento de autoria do presidente do colegiado, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que determina uma ampla auditoria no passivo agrícola nacional. O documento formaliza o pedido já acatado pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro João Augusto Nardes. Segundo Jerônimo, o objetivo da proposta é levantar os verdadeiros números da dívida contraída pelos produtores. “Não existem números confiáveis sobre o débito real. Além disso, precisamos saber se o que está sendo pago é justo ou não, haja vista a redução drástica dos juros nos últimos meses. Tem agricultor pagando 14% de juros e isso não representa mais a realidade da economia”, sustentou o parlamentar.

 A CINDRA também aprovou requerimento de autoria do deputado Raul Lima (PSD-RS), que solicita a realização de audiência pública para discutir o fechamento diário da BR-174, no trecho que corta as terras indígenas Waimiri Atroari. O parlamentar argumenta que o bloqueio da estrada é inconstitucional porque fere o direito de ir e vir. Além disso, Lima argumenta que a situação está provocando prejuízos econômicos irreparáveis para o escoamento da produção. Destaque ainda para a aprovação do deputado Simplício Araújo (PPS-MA), que pede a realização de audiência pública para discutir a política de investimentos Petrobrás na região Nordeste, em especial a construção da Refinaria Premium de Bacabeira, no Maranhão.

  A CINDRA também deliberou sobre o pedido de reunião de trabalho com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a apresentação de estudos sobre o desmatamento na Amazônia. Outra reunião de trabalho aprovada pretende analisar e debater o estudo elaborado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), intitulado “Custo Brasil”.


Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS)

Contato: (61) 9134-8629 / 9829-8689

apolos.paz@gmail.com