Casa Civil adia reunião entre deputados e ministra Gleisi Hoffmann

04/09/2013 17h04

Foi adiada para a próxima terça-feira (10), a audiência entre deputados da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O horário e o local do encontro ainda será confirmado pelo Palácio do Planalto. De acordo com o presidente do colegiado, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), uma sobrecarga na agenda da ministra obrigou a marcação da nova data. “A viagem da presidente Dilma Rousseff à Rússia obrigou o Palácio do Planalto a buscar uma nova oportunidade para o encontro com a Comissão de Integração Nacional”, explicou o parlamentar.

Segundo Jerônimo, a reunião da próxima semana será estendida aos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Agricultura, Antonio Andrade, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams. O encontro faz parte da agenda de trabalho da CINDRA em busca da definição do novo modelo de demarcações de terras indígenas. “Penso que será uma reunião de alto nível. A expectativa é que possamos sair dessa reunião com uma definição sobre esse impasse que não é bom para nenhum dos lados da disputa”, ponderou o parlamentar.

A polêmica envolvendo as demarcações de terras indígenas vem polarizando o Brasil. Lideranças do setor produtivo nacional denunciam a existência de fraude na elaboração de laudos antropológicos, que têm servido de sustentação para o despejo de milhares de pequenos produtores com títulos de posse emitidos pelo Estado brasileiro. As supostas irregularidades também envolveriam a participação de Organizações Não Governamentais (ONGs), que receberiam grandes somas de recursos federais para oferecer supostos benefícios aos povos indígenas. 


Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS)

(61) 9829-8689 / (61) 3215-5316

apolos.paz@gmail.com