Cancelada audiência sobre a extensão do Gasoduto Urucu – Manaus - Rondônia.
Audiência para debater a construção da extensão do Gasoduto Urucu – Manaus até o estado de Rondônia que seria realizada hoje, 29, pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional foi cancelada a pedido do Ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner.
O ministro comprometeu-se a estar nos dias 13 e 14 em Porto Velho, Rondônia para debater o assunto com os parlamentares.
O autor do requerimento deputado Mauro Nazif ( PSB/RO) explica que a extensão do Gasoduto Urucu – Manaus até o Estado de Rondônia amplia as estruturas energéticas do estado. " A ampliação da estrutura energética da Região Norte, em bases competitivas é condição para o crescimento econômico, colocando a importância do gás natural como energéticos de indiscutíveis vantagens ambientais, ampliando a sua participação na matriz energética brasileira; gerando energia elétrica a um custo inferior ao atualmente praticado, reduzindo a necessidade de subsídios aos custos de produção de energia elétrica na região norte", explica.
As reservas de gás natural existentes na bacia do Solimões garantiram inicialmente a entrega ao mercado de um volume máximo de 7,5 milhões de m³/dia durante 20 anos. "Sendo assim podem ser escoados na sua totalidade pelos gasodutos Urucu-Coari-Manaus e Urucu-Porto Velho; e que para a otimização dos benefícios sócio-econômicos para o estado do Amazonas é fundamental que as reservas de gás natural sejam prioritariamente escoadas através destes gasodutos, justifica-se a extensão do Gasoduto de Urucu-Amazonas até o Estado de Rondônia", conclui.
Diovana Miziara
Edição e revisão: Samuel de Souza Silva - samuel.souza@camara.gov.br