Comissão discute "O Plano Amazônia Sustentável Aquicultura e Pesca"
A Comissão da Amazônia realiza hoje, às 10h, no plenário 14, audiência pública que discute "O Plano Amazônia Sustentável Aquicultura e Pesca". O debate foi proposto pelo presidente da Comissão, deputado Silas Câmara (PSC-AM). O plano, em fase de elaboração pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, aplica orientações do Plano Plurianual e do Plano Amazônia Sustentável ao setor pesqueiro e agrícola.
Para Silas Câmara a iniciativa é positiva. Segundo ele, as políticas públicas devem passar a tratar o pescado como a melhor alternativa para produzir proteína animal na Amazônia. "Em vez de produzir boi, vamos produzir peixe. Temos espécies nobres como o pirarucu que chega a 10 quilos em um ano. Você produz peixe sem derrubar uma árvore. E com a marca Amazônia, que tem muito valor de mercado internacional", justificou Silas.
Ele lembra que a Amazônia possui uma bacia hidrográfica de aproximadamente 7.050.000 km², o que representa 1/5 da água doce do mundo. De acordo com o deputado, os rios, lagos, paranás e igarapés da região, abrigam cerca de três mil espécies de peixes. "A pesca é uma das atividades mais importantes na Amazônia, constituindo-se em fonte de alimento, comércio, renda e lazer para grande parte de sua população, especialmente a ribeirinha", afirmou Silas.