Câmara instala subcomissão para tratar das Demarcações Indígenas

Colegiado será formado por deputados da Comissão de Integração Nacional
17/04/2013 15h15

Apolos Neto

Câmara instala subcomissão para tratar das Demarcações Indígenas

 

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) instalou nesta quarta-feira (17) três subcomissões especiais e outras três permanentes. Cada um destes organismos será comandado por um presidente e relator, devendo ao final do de 2013, elaborar um relatório final sobre o tema para o qual foi criado.

Diante da polêmica envolvendo a disputa fundiária entre produtores rurais e índios, a CINDRA aprovou requerimento criando a Subcomissão Especial de Demarcações Indígenas. Ainda sem presidente definido, o órgão pretende levantar informações sobre os principais conflitos em curso no Brasil. O clima de insegurança por conta do avanço das demarcações se espalha pelos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará, entre outras regiões. “Nossa missão à reserva Raposa Serra do Sol mostrou ao Brasil que essa discussão merece um tratamento digno do tamanho do problema. Enquanto não instalamos a CPI da Funai, vamos pressionar o governo com os instrumentos de que dispomos”, ressaltou o presidente da CINDRA, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

A CINDRA também instalou a subcomissão permanente de Usinas Hidrelétricas, cujo presidente será o deputado Zé Geraldo (PT-PA); a subcomissão permanente de Crédito e Endividamento Agrícola, sob a presidência do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO); a subcomissão permanente de Defesa Civil, que será comandada por Márcio Junqueira (DEM-RR); a subcomissão especial de Aviação Civil, que será presidida pelo deputado Raul Lima (PSD-RR); e a subcomissão especial de Navegação Fluvial, cujo comando ficará a cargo da deputada Jenete Capiberibe (PSB-AP).

 

Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS)

(61) 3215-5316 / (61) 9829-8689

apolos.paz@gmail.com