Barco Hacker – as rotas navegáveis da informação em audiência pública na CINDRA

Equipe do Barco Hacker apresenta ao Deputado Dudimar Paxiuba (PROS/PA) projeto de tecnologia social e obtém apoio da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia
15/05/2014 15h50

André Luis

Barco Hacker – as rotas navegáveis da informação em audiência pública na CINDRA

 

Por iniciativa do Laboratório Ráquer e o apoio do e-Democracia, a coordenadora Kamila Brito falou sobre o projeto Barco Hacker ao Deputado Dudimar Paxiúba (PROS/PA) na manhã desta quinta-feira, 15, em reunião transmitida ao vivo pelo portal da Câmara dos Deputados.

De início uma ideia colaborativa, o Barco Hacker passou a realidade atualizada em setembro de 2013, quando a equipe multidisciplinar da Casa de Cultura Digital ganhou um barco de presente e saiu pelas ilhas do Pará a compartilhar tecnologia, informação e soluções ambientais com as comunidades ribeirinhas à margem das políticas públicas. Desde então, os integrantes do projeto já visitaram 5 ilhas paraenses, onde promoveram educação e inclusão digital por meio de oficinas e workshops, elaboraram trabalhos de cartografia digitalizada, assessoraram as populações locais em áreas tão diversas quanto locomoção fluvial, meio ambiente, sustentabilidade, integração intercomunitária, articulação e mobilização de redes, e ainda produziram 1 documentário, 1 webdocumentário e vários programas de rádio.

O trabalho do Barco Hacker chamou a atenção do Deputado Dudimar Paxiuba (PROS/PA), Vice-Presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, que participou da reunião representando o Presidente, Deputado Domingos Neto (PROS/CE).

Dudimar Paxiuba observou que as políticas públicas costumam passar ao largo das comunidades remotas da Amazônia e propôs que o projeto seja ampliado, de forma a alcançar as populações de outras bacias hidrográficas do Pará, como as dos rios Xingu e Tapajós. Atualmente as atividades do Barco Hacker restringem-se às ilhas próximas a Belém, já que é sustentado pela própria equipe, sem qualquer apoio de instituições públicas.

Por sugestão do Deputado Dudimar Paxiuba, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia apreciará requerimento solicitando a realização de audiência pública, com a presença do Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, para que o Barco Hacker seja apresentado a todos os membros da CINDRA, demais parlamentares, assessores de comissões e público em geral.

O Deputado quer ainda que a CINDRA realize missão oficial ao Estado do Pará, com o objetivo de conhecer in loco o trabalho desenvolvido pelo Barco Hacker.