Audiência vai debater o Programa Amazônia Conectada
A deputada Júlia Marinho (PSC-PA), que sugeriu o debate, destaca que neste ano será implantado um sistema de cabo subfluvial com extensão de dez quilômetros no Rio Negro, em Manaus (AM), e a previsão é de que, em 12 meses, o mesmo sistema seja implantado em um trecho de 220 quilômetros, entre Coari e Tefé.
O programa utiliza o leito dos rios para a instalação de cabos óticos e prevê seis infovias subfluviais com cerca de sete mil quilômetros utilizando os rios Negro, Solimões, Madeira e Amazonas. A expectativa é atender as comunidades ribeirinhas, beneficiando sete milhões de pessoas.
O Amazônia Conectada é uma iniciativa do governo federal envolvendo o Exército Brasileiro; a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); a Telebras; a Eletrobras; a Companhia de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam); a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas; e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
Foram convidados para o debate o general de brigada Decílio de Medeiros Sales, do Ministério da Defesa; o diretor geral da RNP, Nelson Simões da Silva; o diretor técnico operacional da Telebras, Paulo Kapp; e representantes do Ministério das Comunicações e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas.
A audiência ocorrerá no plenário 12.
Da Redação – MR