Audiência pública vai debater fiscalização na Amazônia
Proposta da deputada Dalva foi aprovada na Comissão da Amazônia
A deputada federal Dalva Figueiredo teve aprovada, na manhã desta quarta-feira, 4 de julho, proposta para a realização de audiência pública para a discussão das formas de fiscalização e controle na Amazônia Brasileira. O requerimento foi aprovado na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.
Segundo a deputada, apesar de ser controlada e fiscalizada por órgãos governamentais, a região amazônica sofre com a exploração indiscriminada de madeireiras, garimpeiros, narcotraficantes e até dos próprios amazônidos. "O que comprova esta lamentável situação é a divulgação pela mídia nacional e internacional de casos dessa exploração desenfreada", lamenta Dalva.
Para Dalva Figueiredo, é necessário questionar as formas de fiscalização e controle, principalmente no que se refere ao sistema de monitoramento e vigilância de fronteiras, espaço aéreo e marítimo desempenhados por órgãos brasileiros na Amazônia Legal, que abrange parte dos Estados do Maranhão e Mato Grosso e toda a Região Norte.
Conforme a proposta participarão da audiência pública os Ministérios da Justiça, pela Polícia Federal, da Defesa, pelos Comandos do Exército, da Marinha e Aeronáutica, das Relações Exteriores e do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – Ibama.
Reportagem: Mariane Andrade
Edição: Samuel de Souza