Audiência pode debater segurança da Amazônia brasileira
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional pode votar nesta quarta-feira (12) requerimentos para realização de audiências públicas sobre segurança do território da Amazônia.
A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) quer explicações da Presidência da República, da Casa Civil e do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a atual situação do Sistema Integrado de Proteção da Amazônia (Sipam). "Auditoria do TCU apontou falhas no Sistema de Proteção da Amazônia e identificou que boa parte dos terminais de comunicação via satélite (VSATs) está inoperante", denuncia a parlamentar.
O deputado Praciano (PT-AM) quer discutir os planos do governo federal para as áreas de defesa, vigilância e proteção da Amazônia com os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; da Defesa, Nelson Jobim; da Justiça, Tarso Genro; e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. "Não bastassem as queimadas que destroem a floresta e a ameaça de incursões de grupos guerrilheiros estrangeiros em nosso território, os minérios e o material biogenético da Amazônia são, constantemente saqueados. Para tentar reprimir os contrabandistas que agem na Amazônia, o governo implantou o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). Contudo, dez anos depois de implantado, o Sivam opera em condições abaixo do esperado", afirma o deputado.
A comissão se reúne às 10 horas, no plenário 15.
AGÊNCIA CÂMARA