Audiência discute vendas de terras da Amazônia

28/11/2007 09h00



A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza hoje, às 14h, no plenário 15, audiência pública sobre a vendas de terras da Amazônia.


Já confirmaram presença a coordenadora geral de Cadastro Rural do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Luciméri Selivon; o assessor do Diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o delegado da Polícia Federal, Álvaro Ricardo Talharini.


Os autores dos requerimentos que solicitam a audiência, deputados Marcelo Serafim e Carlos Souza explicam que tem sido enorme o interesse de pessoas físicas e empresas estrangeiras pelas terras Amazônicas. "Tal interesse tem aumentado tão velozmente que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) está vivendo em estado de alerta. Os procuradores e fiscais do INCRA receberam orientação para olhar com mais atenção os negócios fundiários. Eles foram orientados a ficarem de olhos bem vivos para saber se esses negócios estão dentro das normas legais", coloca Serafim.

Contemplando este interesse, a Ong Cool Earth, está oferecendo livremente na internet, áreas de terras dentro do estado do Amazonas. "A soberania no nosso país passa sem nenhuma dúvida pela proteção e preservação da Amazônia. Não podemos observar parados a movimentação de Ong´s inescrupulosas que fazem riquezas com o patrimônio do povo brasileiro", completa.

A ação dos biopiratas, pessoas que levam para outros países a matéria prima brasileira para a confecção de remédios, também será debatida. "Marc van Roosmalen, naturalizado brasileiro, vendia nomes científicos de espécies amazônicas em sua página na internet", finaliza Carlos Souza.

Diovana Miziara

Edição e revisão: Samuel de Souza Silva - samuel.souza@camara.gov.br