Audiência discute políticas para fomento do turismo na região Norte

03/07/2019 14h20

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Audiência discute políticas para fomento do turismo na região Norte

Deputado Coronel Chrisóstomo

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (4) as políticas públicas de turismo voltadas para a região Norte do País. “O turismo pode ser uma ótima estratégia para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de determinada região”, afirma o deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), que pediu a realização do debate.

O parlamentar cita uma pesquisa promovida pela Fundação Getúlio Vargas por solicitação do Ministério do Turismo junto às 80 maiores empresas brasileiras da área, que aponta a expectativa de crescimento do faturamento das empresas, por segmento. Segundo esse levantamento, as locadoras de automóveis, por exemplo, devem crescer 9,6%; o turismo receptivo, 8,3%; o transporte rodoviário, 6,6%; o setor de hospedagem, 5%.

“Esses números são importantes, pois evidenciam que no aspecto econômico o turismo promove contribuições para a geração de trabalho e renda, a arrecadação de recursos para o governo e retorno para os investidores”, afirma Chrisóstomo. “Sendo assim, propomos o debate sobre políticas públicas para o turismo voltadas para região da Amazônia Legal, em razão do alto potencial turístico.”

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Guimarães Neto; e o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Correia da Silva.

Confira a lista completa de convidados

A audiência, que foi apoiada pelos deputados Delegado Pablo (PSL- AM) e Jesus Sérgio (PDT-AC), será realizada no plenário 8 a partir das 10 horas.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias