02/08/2019 - 13:07
As comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discutem na próxima terça-feira (6) as consequências da privatização da Eletrobras sobre o uso das águas.
O debate foi proposto pelos deputados João Daniel (PT-SE) e Frei Anastácio Ribeiro (PT-PB).
Os parlamentares lembram que o Brasil é um país privilegiado em relação à disponibilidade de água doce, uma vez que 14% das reservas mundiais desse recurso estão no território brasileiro. Eles ressaltam ainda que a bacia do Rio São Francisco é a principal fonte de água doce da região Nordeste e é fundamental para a produção de energia hidrelétrica.
Daniel e Ribeiro temem que, com a privatização da Eletrobras e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, a gestão dessas águas fique com uma empresa privada que venha a priorizar a geração de energia em detrimento dos demais usos.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, o ex-diretor da Agência nacional de Águas e Conselheiro do Pacto Global Menos perda mais água, Vicente Andreu; a vice-presidente da Associação de Promotores de Cultura e Cidadania (Provida), Claudia Leal; e representantes do Ministério do Meio Ambiente.
Confira a lista completa de convidados
A audiência será realizada no plenário 8, a partir das 14 horas.
- Da Redação - ND