Audiência debaterá suspensão de voos para o interior do Amazonas

29/11/2019 15h20

Assessoria da CINDRA

Audiência debaterá suspensão de voos para o interior do Amazonas

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia realizará na terça-feira (3) audiência pública para discutir a suspensão de voos para o interior do Amazonas.

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que propôs a reunião, afirma que vários municípios do estado enfrentam um “apagão aéreo” devido ao cancelamento dos voos da MAP Linhas Aéreas na região. A empresa foi adquirida em agosto pela Passaredo, que manteve a marca MAP em operação.

"No último dia 19 de novembro, a população amazonense recebeu a notícia de que a empresa MAP Linhas Aéreas decidiu cancelar todos os seus voos no estado, prejudicando mais de 500 mil pessoas por diversas cidades do interior, que agora terão como única opção as longas viagens de barco, que chegam a demorar dias de navegação", disse Ramos.

Em seu site, a MAP Linhas Aéreas informa apenas que, desde 21 de outubro, houve suspensão temporária das operações nos municípios de Eirunepé, Coari e Tefé, no Amazonas; e em Porto Trombetas, no Pará. Segundo a empresa, a medida ocorreu devido à necessidade de adequações operacionais nos aeroportos. A data prevista de retorno desses voos é 20 de dezembro.

Convidados
Entre os convidados para a audiência estão representantes das empresas aéreas MAP, Passaredo e Azul, da Secretaria Nacional de Aviação Civil, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do governo do Amazonas, além de prefeitos de municípios amazonenses.

O debate na comissão também foi solicitado pelos deputados Átila Lins (PP-AM), José Ricardo (PT-AM), Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), Sidney Leite (PSD-AM) e Bosco Saraiva (Solidariedade-AM).

A audiência está marcada para às 14 horas, plenário 15. 

Os cidadãos poderão acompanhar ao vivo e enviar questionamentos à Mesa acessando o link https://bit.ly/edemocracia_1466

 

Reportagem: Agência Câmara Notícias, com alterações.