Aprovada regulamentação de Prêmio Cindra 2016
A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (18/5), requerimento do Deputado Marcos Abrão (PPS-GO) que regulamenta a edição 2016 do Prêmio Cindra de Desenvolvimento Regional. A honraria será entregue anualmente a entidades e personalidades que tenham realizado ações ou implementado programas importantes na área.
O Deputado Marcos Abrão, Presidente da Cindra, justificou que a premiação é uma forma de colocar a questão regional em destaque, “uma vez que persiste forte concentração espacial da atividade produtiva e da renda da população”. Para ele, o Prêmio Cindra irá endossar “os canais de aproximação da sociedade com o Parlamento e de valorizar aqueles que promovem o desenvolvimento regional das regiões brasileiras”.
A Deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) parabenizou a iniciativa do Presidente. “O senhor tem o meu apoio [para aprovar o requerimento]”, afirmou. Quem também demonstrou seu suporte à regulamentação do Prêmio Cindra foi a Deputada Marinha Raupp (PMDB-RO). “Nós temos que ter esse compromisso de fazer o nosso trabalho como legisladores e fazer com que nosso País tenha um desenvolvimento integrado. Nós temos essa missão de diminuir as desigualdades regionais e fortalecer as regiões que mais precisam. Mas que nós tenhamos também a oportunidade de homenagear aqueles que contribuem”, manifestou-se.
Agora, com a aprovação do requerimento, a Comissão enviará à Mesa Diretora da Casa o projeto de resolução que cria novas regras para o Prêmio Cindra de Desenvolvimento Regional, cujos agraciados receberão diploma e medalha de menção honrosa, em cerimônia a ser realizada pelo Poder Legislativo.
Texto: Erneilton Lacerda