Tombini: analistas estavam mais pessimistas que a realidade da economia.

18/09/2013 20h00

Em Audiência Pública conjunta com a participação da CFT, CMO, CDEIC, CFFC, CAE e CMA, em atendimento ao disposto no art.  9º, § 5º da Lei de Responsabilidade Fiscal, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse que o crescimento econômico brasileiro tem acontecido de “forma gradual”. Segundo ele, muitos analistas estavam com uma percepção “mais pessimista do que a realidade”.

O Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2013 cresceu 1,5%, de acordo com o BC. O investimento na economia brasileira no mesmo período aumentou 3,6%.

Tombini também lembrou que o setor agrícola deve bater novos recordes, com expansão de 15,5% da safra de grãos em relação à colheita de 2012, num total de 187 milhões de toneladas. O dirigente participou de audiência pública, promovida por comissões da Câmara e do Senado, encerrada há pouco no Plenário 2.

Críticas
O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) afirmou que as críticas ao desempenho da economia estão baseadas na percepção dos cidadãos. Ele citou a balança comercial negativa e a redução da participação da indústria na formação do PIB, como indicativos da falta de sustentabilidade das finanças nacionais.

Conforme Tombini, no entanto, a política econômica brasileira está pautada na sustentabilidade e na prudência. “De nada adianta política com efeito fugaz que crie a semente de problemas no futuro”, declarou.

Inflação
Tombini reconheceu que a inflação ainda está em níveis “desconfortáveis”, mas já apresenta tendência de declínio após o pico de junho, quando chegou a 6,7% em 12 meses, ultrapassando o teto da meta do governo federal, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Ele lembrou que as mudanças na taxa de câmbio forçaram a alteração dos preços, mas os aumentos na taxa Selic de juros, atualmente em 9%, ajudarão a melhorar a economia e segurar a inflação no médio e longo prazos.

LDO
Após o término da audiência com Alexandre Tombini, o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Lobão Filho (PMDB-MA), convocou uma reunião imediata do colegiado. O encontro chegou a ser aberto, mas foi encerrado logo em seguida. O objetivo era votar o relatório final da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014 (LDO - PLN 2/13).

Confira a Pauta da Audiência Pública.

Reportagem –Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

Fonte: Agência Câmara Notícias