Rebaixamento de nota do Brasil foi ignorada pelos mercados, diz Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o rebaixamento da nota dos títulos brasileiros feito pela agência de classificação de risco Standart & Poor´s foi “solenemente ignorada” pelos mercados. Segundo ele, após o anúncio, em março, houve valorização do real e das bolsas de valores.
O ministro participou de audiência com os deputados das comissões de Fiscalização Financeira e Controle, e de Finanças e Tributação.
A nota das agências de classificação traduz o risco que um país representa para os investidores. Mantega ressaltou, no entanto, que outras agências mantiveram suas notas relativas ao Brasil.
O ministro disse ainda que a saída da crise financeira tem sido lenta para todos os países e citou o exemplo dos EUA, que tem o crescimento projetado de apenas 0,1% para 2014.
Convidado para falar sobre a compra da refinaria de Pasadena e os prejuízos causados à Petrobras, Mantega destacou, em sua fala inicial, que a empresa é a que mais investe no Brasil – no ano passado foram R$ 104 bilhões.
A audiência ocorreu no plenário 2.
Reportagem - Silvia Mugnatto
Edição - Daniella Cronemberger