Mantega afirma que contas públicas estão sob controle.
O ministro da Fazenda afirmou que a economia brasileira tem solidez fiscal e financeira. Em audiência pública na Câmara, Guido Mantega destacou que a inflação está sob controle e o superavit primário da União para 2013 deve ser de, pelo menos, 2,3%.
“Nos últimos dez anos, mantivemos superavit acima de 3% e, em anos de crise, em torno de 2%. O superavit feito pelo Brasil é maior do que o realizado pela maioria dos países”, salientou. Em maio, segundo o ministro, o superavit foi de R$6 bilhões, o maior registrado para o período na séria histórica.
De acordo com o ministro, o deficit da Previdência está sob controle. E a despesa com pessoal se mantém em torno de 4% do PIB.
Guido Mantega reforçou também que, nos últimos dois anos, o governo diminuiu juros e tornou a taxa de câmbio mais competitiva. Além disso, segundo ele, o Executivo federal implementou programa de redução de tributos para investimentos e para produção.
“Todas as medidas são para reduzir custos na economia e aumentar competitividade. Assim que vamos garantir crescimento maior da economia”, afirmou. Em 2012, o crescimento do PIB brasileiro ficou em 0,9%.
Guido Mantega participa de reunião conjunta das comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Viação e Transportes, no Plenário 2.
Reportagem – Ana Raquel Macedo
Edição – Rachel Librelon
Fonte: Agência Câmara Notícias