Guido Mantega participa de audiência sobre fundo soberano

02/07/2008 10h00

A Comissão de Finanças e Tributação promove nesta manhã audiência pública com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para debater o modelo de fundo soberano que o governo federal pretende implantar no Brasil. O requerimento é do deputado Pedro Eugênio (PT-PE).

O fundo soberano é um tipo de fundo de investimentos administrado pelo governo de um país para ser aplicado no mercado, que usa geralmente reservas internacionais ou parte da arrecadação fiscal em sua composição.

A proposta para a criação do fundo soberano no Brasil deverá ser encaminhada ao Congresso depois da votação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). O novo fundo será constituído, inicialmente, por recursos correspondentes a 0,5% do PIB (cerca de 8,6 milhões de dólares), por meio, principalmente, da aplicação de parte do superávit primário. A previsão é de aumentar esse percentual, no futuro, com a incorporação de receitas da exploração de petróleo.

Impactos na economia
Pedro Eugênio avalia que o fundo terá impacto sobre a política cambial, a dívida pública e a capacidade de o País financiar exportações e inversões brasileiras no exterior. "Outros países já dispõem de fundos soberanos, que funcionam, inclusive, como fonte para fortalecer sistemas previdenciários nacionais", observa.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 4.

Leia mais:
Fundo soberano ajudará no combate à inflação, diz Mantega
Mantega diz que há alarmismo em noticiário sobre inflação
Inflação não prejudica crescimento do País, diz Mantega
Lula recebe hoje projeto sobre fundo soberano

Notícias anteriores:
Secretário do Tesouro pede aprovação do Fundo Soberano
Reservas internacionais não vão financiar fundo soberano

Da Redação/RT
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856