Comissão debate a utilização de recursos do BNDES para financiamento no exterior
Os expositores trouxeram dados sobre a participação do Brasil no mercado internacional, que inclui a exportação de produtos básicos, semimanufaturados e manufaturados, e operações especiais e concentra-se no aumento da exportação de commodities bem como operações especiais e no financiamento público de exportações.
A atuação do Brasil no comércio mundial segundo o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto De Castro está prejudicialmente estável ao longo dos anos em comparação ao crescimento mundial, contabilizando 0,89% em 1980 e 1,16% atualmente.
O superintendente da Área de Comércio Exterior e Fundos Garantidos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Leonardo Pereira Rodrigues, ressaltou que é necessário apoio público às exportações pois a atividade é um importante instrumento gerador de empregos especializados no Brasil. O superintendente afirmou que ao longo de 7 anos, estima-se que 400 mil empregos estão ligados às exportações.
Os expositores alertaram ainda que, para que não haja perda na competitividade e consequente queda nas exportações, é importante evitar incertezas neste mercado.
Texto: Gabriela Fialho