Comissão aprova extensão de incentivos do Nordeste a 168 municípios mineiros.
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, na quarta-feira (11), proposta que estende automaticamente todos os incentivos legais e benefícios orçamentários concedidos à região Nordeste aos municípios mineiros da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Atualmente, a Lei Complementar 125/07 já permite a concessão dos benefícios da Sudene às regiões mineiras, mas, para isso, é necessária autorização em lei específica. O Projeto de Lei Complementar 64/11, do deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), inverte essa lógica. Para não contemplar os mineiros é que passa a ser necessária justificação por meio de lei.
Além dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, a área de atuação da Sudene abrange ainda 168 municípios da região norte de Minas Gerais.
Incentivos
De acordo com o relator, deputado Júlio Cesar (PSD-MG), a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013 já previa a extensão dos incentivos destinados à região do semiárido ao Norte de Minas, valores que também já estavam considerados nas estimativas de arrecadação da União.
Em relação ao mérito da proposta, o relator ressalta que a medida “torna mais coerente a utilização dos incentivos e benefícios, à medida que os mesmos passam a abranger uma área que, pelas suas condições, é parte integrante de uma mesma região, assim caracterizada tanto do pondo de vista físico, como econômico”.
Tramitação
O projeto tem prioridade e já foi aprovado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia. Ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.
Íntegra da proposta:
Reportagem – Maria Neves
Edição – Newton Araújo
'Agência Câmara Notícias'