CFT promove debate sobre a comercialização de produtos de seguro na internet
O requerimento para realização da Audiência foi de autoria do Deputado Lucas Vergilio (SD/GO), que justificou dizendo que o objetivo é buscar esclarecimentos em relação a uma prática recente: a comercialização de produtos de seguro, ou o seguro digital. “Os anúncios veiculados pregam a venda direta de apólices. E a propaganda, além de agressiva, pode iludir o consumidor ao dizer que o corretor de seguros não é necessário”, argumenta o Deputado.
O Diretor da Caixa Seguridade, Paulo Eduardo Cabral Furtado, garante que esse é o futuro e que todas as grandes empresas já estão indo para plataformas digitais. “O e-comerce é uma realidade há muito tempo e a área de serviço começa a se deslocar também para essas plataformas. Portanto, criamos a marca Youse, que é uma plataforma de vendas da Caixa Seguradora”.
Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros, foi um dos expositores que defendeu a importância do papel do corretor de seguros. Para Marcelo, o corretor é um intermediário na defesa dos interesses do cliente, é fundamental para ensinar às pessoas como comprar um produto tão sofisticado, complexo e necessário.
O Deputado Aureo (SD/RJ) tem conhecimento da rapidez com que tais programas chegam ao meio digital, mas considera essencial a figura do corretor. “Claro que essas plataformas digitais chegam no mercado, mas a gente tem que ter atenção de regulamentar e prepará-las para serem usadas e não prejudicar o consumidor brasileiro”.
Reportagem - Marcela Lemgruber