CFT e CAPADR debatem crise no setor sucroalcooleiro
A audiência foi solicitada pela deputada Tereza Cristina (PSB-MS). Ela defende que a crise do setor sucroalcooleiro e seus reflexos merecem ser amplamente debatidos pelos parlamentares, pois “a perda de competitividade do etanol promoveu uma reversão no ciclo de investimentos em toda a cadeia de produção sucroenergética, gerando uma crise sem precedentes e minando um dos programas mais bem sucedidos do governo brasileiro”.
“Entidades do setor alertam que mais de 70 usinas foram fechadas desde 2008 e que diversas outras estão em recuperação judicial, ocasionando a perda de mais de 300 mil empregos em toda a cadeia produtiva. Os baixos preços pagos pela Petrobrás provocou a descapitalização do Setor, resultando na falta de renovação de grande parte dos canaviais, impactando negativamente a produtividade”, disse a deputada.
Foram convidados para debater o tema o gerente de Planejamento Empresarial da Petrobras, Marcos Vinícius Guimarães da Silva, representando o presidente da estatal, Aldemir Bendine; e o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético e dos sindicatos da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar), André Luiz Baptista Lins Rocha.
A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 4.