BC e deputados pedem mais concorrência e custo menor para cartões

08/10/2009 06h05

Agência Câmara
Em audiência pública na Câmara, a grande concentração no setor e os altos custos para lojistas foram criticados por debatedores, que querem preço diferenciado de acordo com a forma de pagamento.

O chefe do Departamento de Operações Bancárias e do Sistema de Pagamentos do Banco Central (BC), José Antônio Marciano, defendeu, nesta quinta-feira, a possibilidade de os lojistas oferecerem preços diferenciados segundo o meio de pagamento. Na prática, ele reivindicou a oferta de desconto para quem pagar em dinheiro em vez de cartão de crédito.

Em audiência pública das comissões de Finanças e Tributação; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, ele disse que cada meio de pagamento (dinheiro, cheque ou cartão) tem "custos e benefícios" específicos e cabe aos lojistas e aos consumidores negociarem a melhor forma de pagamento. A negociação seria livre, não sendo, necessariamente, determinada pela regulamentação do setor.

Segundo Marciano, o Banco Central; a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda; e a Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, concluíram um relatório sobre os custos do uso do cartão de crédito que identificou a concentração dos credenciadores no mercado de cartão de crédito como um dos pontos que dificultam a livre negociação entre as partes.

As duas principais bandeiras do mercado brasileiro, Visa e Mastercard - que respondem por 89% das transações de crédito -, têm contratos de exclusividade com as credenciadoras Visanet e Redecard, respectivamente. Na avaliação do funcionário do Banco Central, essa estrutura impede negociações entre os lojistas e as bandeiras de cartão. "Seria muito adequado que essa predominância fosse diminuída", declarou.

Uma eventual regulamentação sobre esse assunto, destacou Marciano, não iria afetar o funcionamento da indústria de cartões no País. "Ninguém aqui está falando que somos contrários às vendas com cartões. Queremos é melhorar sua eficiência. A indústria vai continuar forte, e qualquer medida que venha a ser tomada vai preservar o funcionamento normal da indústria", afirmou.

Custos
Durante a audiência, diversos deputados - como o autor do requerimento para a realização do evento, Guilherme Campos (DEM-SP) - cobraram a otimização dos serviços prestados pelo setor para que os custos, especialmente dos lojistas, sejam reduzidos. Uma dessas demandas foi justamente a unificação dos POS (as máquinas em que os cartões são conectados para registro do débito), para que um equipamento possa atender a usuários de todas as bandeiras.

Diante da cobrança, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Paulo Rogério Caffarelli, afirmou que isso será possível a partir de junho de 2010, quando a mesma máquina poderá processar compras efetuadas com qualquer marca de cartão de crédito. Ele também lembrou que hoje, em alguns grandes estabelecimentos, como supermercados, essa operação conjunta já é possível.

Guilherme Campos também pediu a livre negociação na oferta de descontos segundo a forma de pagamento escolhida. "Eu sou favorável a que a transação permita que as partes cheguem a um acordo na oferta de descontos segundo o meio de pagamento escolhido, que o consumidor tenha claro os custos referentes a cada meio de pagamento possível", declarou.

Vantagens e desvantagens
Numa comparação entre os três principais meios de pagamento utilizados no Brasil, o BC enumerou as seguintes vantagens e desvantagens de cada um:

Vantagens:
Dinheiro - todos os comerciantes são obrigados a aceitar, liquidez;
Cheque - parcelamento, liquidez;
Cartão de crédito - parcelamento, garantia de recebimento e facilidades no gerenciamento de caixa.

Desvantagens:
Dinheiro - segurança, manuseio e transporte (para levar aos bancos);
Cheques - inadimplência, manuseio e transporte;
Cartão de crédito - aluguel de POS e telefone.

"Os estabelecimentos devem ter consciência dos meios que têm para definir o melhor instrumento", declarou Marciano. "No caso do consumidor, há outras variáveis, como o dia da compra e do crédito disponível para saber qual a melhor forma de pagamento", acrescentou.

Baixa renda
Outra crítica feita por Campos ao setor foi o nível das taxas cobradas pelos contratos com as operadoras. O diretor da Área Fiscal e Tributária da Abecs, Ivo Vieitas, afirmou que as taxas cobradas pela indústria de cartão de crédito no Brasil são mais elevadas para garantir o acesso da população de menor renda ao sistema.

"O Brasil tem aumentado a concessão de crédito em cerca de 45% ao ano, e isso não se faz entre os mais ricos", declarou ele. "Aumentamos a tolerância a sinistro, já que a camada da base da população é mais instável e apresenta maior inadimplência. Para ela ter cartão de crédito, é necessário que uma parte das taxas garanta o equilíbrio", acrescentou. Ele afirmou, no entanto, que o objetivo do setor é ampliar ainda mais a quantidade de pessoas que usam o cartão.

Notícias relacionadas:
Consultoria da Câmara: brasileiro paga por cartão mesmo sem usá-lo
Comissão aprova relatório com medidas contra a crise no comércio
Deputado: preço igual com cartão e dinheiro é bom para consumidor
Preço diferente para pagamento com cartão de crédito é rejeitado
Crise no mercado: comissão aprova relatório por mais concorrência
Deputados querem criar CPI para investigar indústria de cartões
Setor produtivo ressalta ações diversas para superar crise
Debatedores apontam abusos de operadoras de cartões
Lojista defende na Câmara regulamentação dos cartões de crédito

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Marcos Rossi

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856