Audiência Pública discute inclusão da vacina do HPV no calendário do SUS

02/06/2009 18h15

A obrigatoriedade da vacina do HPV no calendário do SUS em todo o Brasil é o tema central de Audiência Pública conjunta promovida pelas Comissões de Seguridade Social e Família e Finanças e Tributação nesta terça-feira no Plenário 6 da Câmara. Solicitada pelo deputado Manoel Junior (PSB-PB), a audiência dará foco especial ao PL 164-A/07 de autoria da deputada Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), que inclui como público-alvo mulheres na faixa etária entre 9 e 26 anos considerando-se a gravidade da doença.

O papiloma vírus humano (HPV) é atualmente a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. Estudos epidemiológicos, com técnicas de biologia molecular, detectaram a prevalência da infecção do HPV em várias populações e apontando que 50% a 75% dos homens e mulheres sexualmente ativos o adquiriram em algum tempo de suas vidas. A mudança no comportamento sexual juntamente com o aumento da incidência do tabagismo e a não-prevenção através do uso do preservativo são apontados como responsáveis pelo aumento do risco.

Esta Audiência Pública colocará à mesa, além da autora do Projeto de Lei, deputada Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gérson Penna; o Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, José Antônio Gontijo e o Diretor geral do Instituto Nacional do Câncer, Luiz Antônio Santini da Silva. A Audiência Pública está marcada para as 14h30.

Paulo Ottaran - Assessor de Comunicação da CFT