Audiência discute novo sistema para checar margem consignável de aposentados

A Comissão de Finanças e Tributação discute nesta quinta-feira (20) o Sistema ECO, em desenvolvimento pela Dataprev. O deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), que propôs o debate, explica que o novo sistema em desenvolvimento será utilizado para averbação de margem online do crédito consignado. Segundo o parlamentar, esse sistema só deve atender aos bancos pagadores (que possuem agências bancárias), excluindo 60% dos bancos conveniados com o INSS, que são os bancos não pagadores.
18/11/2014 09h05
“Até o momento, tudo indica que esse sistema somente funcionará entre as redes bancárias, fato que gerará desemprego no mercado. Isto porque, sem ter como acessar diretamente a margem, os bancos não pagadores (que não possuem agências bancárias), deixarão de atuar neste mercado.”

Leonardo Quintão alerta ainda para o risco de os aposentados e pensionistas ficarem a mercê dos grandes bancos pagadores, “estando sujeitos ao provável pagamento de juros abusivos”.

Foram convidados para discutir o assunto:
- o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Ortiz D'avila Assumpção,
- o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), Warley Martins Gonçalles;
- o diretor institucional da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Ponceano dos Santos Vivas;
- o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini; e
- o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Luiz Carlos Trabuco Cappi.

A audiência será realizada no plenário 4, às 10 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'