Vencedores do “Prêmio Educadores Inovadores”, promovido pela Microsoft visitaram a Comissão de Educação e Cultura na manhã de hoje, quarta-feira (14), durante realização de reunião ordinária.

Presente à Comissão de Educação e Cultura, Emilio Munaro, diretor de Educação da Microsoft, falou sobre o objetivo desse Prêmio que, segundo ele, é o reconhecimento dos melhores projetos educacionais que utilizam a tecnologia para aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem, o qual teve início no ano de 2006 no Brasil. Entre outros objetivos citou o incentivo ao desenvolvimento de projetos educacionais com o uso de tecnologia; a criação de referências no uso inovador da tecnologia; a promoção de troca de experiências entre educadores que inovam nos métodos de ensino-aprendizagem; e a valorização das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental e médio.
16/12/2011 17h44

Acompanhando ainda a comitiva da Microsoft à CEC, Ricardo Castanheira, diretor de Assuntos Corporativos, marcou também sua presença.
O destaque do evento foi a vencedora em competição mundial da Microsoft, Sandra Maria Saragoça, com o Projeto “Educação Além dos Muros”, na categoria Contextos Desafiadores.  Sandra é professora do Colégio Estadual Luiza Mahin, no Rio de Janeiro, RJ. A proposta dessa educadora foi proporcionar a meninas de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas de internação em um estabelecimento no Rio de Janeiro, a possibilidade de se transformarem em produtoras de filmes e palestrantes.  Segundo a pedagoga, o projeto possibilitou a essas jovens fazer uma revisão de seus conceitos, transformando-as em verdadeiras cidadãs.
Os vencedores em rede nacional foram: Prêmio Especial Educador Inovador 2011, com o Projeto “Jornal: Diferentes suportes, diferentes gêneros discursivos”, para Vera Beatriz Hoff Pagnussati, do Colégio Estadual Eron Domingues, da cidade de Marechal Cândido Rondon, PR.
Na categoria Inovação em Conteúdo, o premiado foi Ana Paula Krumel Huzalo, com o Projeto “Resgatando o Folclore através das TIC’s”, do Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, em General Câmara, RS.
Com o projeto “CBB WEB TV”,  na categoria “Inovação em Colaboração”, o ganhador foi Jorge Cesar Barboza Coelho, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros, em Campo Bom, RS.
Lúcia Regina Silva dos Santos, foi a quarta premiada no evento, na categoria Inovação em Comunidades, com o Projeto “Cyberbullying. Qual o seu Papel: Vítima, espectador?”, na Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, em Manaus, AM.
O Projeto “Educação Além dos Muros”, de Sandra Maria Saragoça, na categoria Contextos Desafiadores, foi também agraciada  Sandra é professora do Colégio Estadual Luiza Mahin, no Rio de Janeiro, RJ.
Na categoria “Uso Avançado de Tecnologia Microsoft”, o premiado foi o Projeto “Explorando o Universo através das TIC’s”, Alex Vieira dos Santos, do Colégio Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, de Salvador, BA.
Também foi agraciado Marcus Vinícius Leite, com o Projeto “Rádio História”, na categoria Educador Inovador – Escolas Particulares, da Fundação Torino, em Belo Horizonte, MG.
Por fim,  foi ainda concedido o prêmio ao Projeto “Construcoco”, na categoria de Educador Inovador – Escolas Técnicas, de Eraldo Martins Guerra Filho, de Paulista, PE.

por Francy Borges
Assessoria de Imprensa
Comissão de Educação e Cultura
F. 3216-6623 – cec@camara.gov.br