Seminário LGBT vai defender a PEC do casamento civil entre homossexuais

16/05/2011 18h24

As Comissões de Educação e Cultura, Legislação Participativa e Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT promovem nesta terça-feira (17/5) o VIII Seminário LGBT no Congresso Nacional, que tem como tema “Quem ama tem o direito de casar – pela aprovação da PEC do casamento civil entre os homossexuais”. O evento, realizado no auditório Nereu Ramos, começará às 9h30 e se estenderá por todo o dia.

O VII Seminário LGBT faz parte das comemorações do Dia Internacional da Luta contra a Homofobia.  A cantora Wanessa Camargo participará da abertura do seminário, interpretando o hino nacional. Também participarão da mesa de abertura as presidentas das comissões de Educação e Cultura, Fátima Bezerra; de Direitos Humanos e Minorias, Manuela d´Avila; do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), membro da Comissão de Legislação Participativa; do coordenador na Câmara dos Deputados da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT, Jean Wyllys(Psol/RJ) e da coordenadora da mesma frente no Senado Federal, Marta Suplicy (PT/SP). A mesa de abertura também contará com a participação de Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis, uma das entidades promotora do evento.

Ainda pela manhã será realizada a mesa “Direitos Civis LGBT: quem ama tem direito de casar”, que contará com a participação da cantora e apresentadora de televisão Preta Gil. Também participarão dessa mesa a deputada Erika Kokay (PT/DF); o representante do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho de Gastalho; a presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil, Adriana Galvão; o reverendo Márcio Retamero, da Igreja da Comunidade Metropolitana do Rio de Janeiro e a presidente do Instituto Brasileiro de Direito de família, Eliene Bastos.

À tarde, às 14h30, a mesa do seminário debaterá as “Políticas públicas LGBT”. Estão confirmadas as presenças de Pedro Chequer, coordenador no Brasil do Unaids, programa das Nações Unidades para HIV e Aids; do superintendente da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Nascimento; do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da presidência da República, Ramaís de Castro Silveira; da presidente da Articulação Nacional das Travestis, Jovanna Baby; da representante da Liga Brasileira de Lésbicas, Marinalva de Santana Ribeiro e do deputado estadual piauiense Fábio Novo.

Em seguida, às 16h30, será realizada a mesa “LGBT na sociedade civil – cidadania LGBT”, que contará com a participação do jornalista e diretor-executivo da revista Júnior e criador do Mix Brasil, Andre Fischer; do jornalista e fundador da revista S, José Carlos Silva; de Angélica Ivo, mãe de Alexandre, adolescente assassinado em São Gonçalo; e de Irina Bacci, secretária-geral da ABGLT.