Seminário - Conjunto das Comissões CCULT, CDHM, CE, CIDOSO, CLP, CMULHER, CSSF e CTASP, sobre o tema: Memória, Verdade e Justiça - 50 Anos de luta LGBTI+

25/06/2019 10h02

 

 

Tema: XVI Seminário LGBT do Congresso Nacional - 2019

Local: Auditório Nereu Ramos

Início: 25/06/2019 às 09h00

Pauta:

PROGRAMA

09 horas - Cerimônia de Abertura
- Execução do Hino Nacional
- Presidentes das Comissões de Cultura; Defesa dos Direitos da Mulher; Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Direitos Humanos e Minorias; Educação; Legislação Participativa; Seguridade Social e Família; Trabalho, Administração e Serviço Público. 
- Parlamentares Requerentes do Seminário
- Lideranças LGBTI+

10h30: 
1ª Rodada - Memória: De onde viemos? Resgate histórico do contexto do Levante de Stonewall, nos Estados Unidos; resistência à ditadura civil-militar; constituição e organização dos coletivos precursores do movimento LGBT no Brasil e em outras partes do mundo.

Convidados:
1.Cláudio Nascimento (mediador) - filósofo, ativista LGBTI há 30 anos, coordenador executivo do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI, diretor de políticas públicas da Aliança Nacional LGBTI, coordenador no Brasil da Rede Gaylatino. É fundador da Parada do Orgulho LGBTI-Rio e co-autor do Livro "Quando ousamos existir: itinerários foto biográficos do Movimento LGBTI Brasileiro -1978-2018" (2018). 
2.Jane Di Castro - Cantora e artista performática brasileira, em 1966, estreou no Teatro Dulcina, foi dirigida por Bibi Ferreira no espetáculo Gay Fantasy. Apresentou-se no Lincoln Center, e em 2004, estrelou no Teatro Rival o espetáculo Divinas Divas que se manteve em cartaz por 10 anos. Depois de 47 anos vivendo com Otávio Bonfim, formalizou a união em 2014, num casamento coletivo que reuniu 160 casais LGBT.
3.Wellington Andrade - Em 1970 foi secretário da comunidade católica de Homossexuais em Aracajú, em 1980 criou o grupo Dialogay e fundou dois jornais com a temática LGBT: o Journal Gay Internacional e o Lampião da Esquina. Em 2004 fundou o Grupo Adamor, motivado pelo assassinato bruto de um gay. Atualmente é presidente de honra do "Adamor Cores da Vida". Atua na defesa dos direitos da comunidade LGBTI+ na Bahia e no Brasil.
4.Heliana Hemetério - Historiadora, iniciou sua militância em 1984, atua no Movimento de Mulheres Negras, participou da coordenação do I Seminário de Lésbicas em 1996 no Rio de Janeiro e da coordenação do I e II Seminário de Lésbicas Negras. Atualmente é vice presidenta da ABGLT e articuladora do Candaces, Rede Nacional de Lésbicas Negras.
5.Marcelly Malta - Presidente da ONG Igualdade/RS - Associação de Travestis e Transexuais do Estado do Rio Grande do Sul, vice-presidente da Rede Trans Brasil e militante histórica do movimento de pessoas trans no Brasil.
6.Dalcira Ferrão: Psicóloga, especialista em administração pública com enfoque em gestão social; presidenta-conselheira do Conselho Regional de Psicologia/ MG; militante LGBT, de mulheres e Direitos Humanos.


14h00: 
2ª Rodada - Verdade: Onde estamos? Análise de conjuntura sobre atualidade das questões que envolvem o espectro das orientações sexuais e identidades de gênero no plano da sociedade e das relações com o Estado; mudanças institucionais em curso nos últimos anos e, em especial, com a posse do novo Presidente da República.

Convidados:

1.Helena Vieira (mediadora) - pesquisadora, transfeminista e escritora. Foi colunista da Revista Fórum, publicou artigos no blog Huffpost Brasil, na Revista Galileu (especial sobre transexualidades) e nos Cadernos Globo (Corpo: artigo indefinido), participou das discussões sobre a novela Força do Querer. Recentemente, contribuiu com artigo para os livros "Tem Saída: Ensaios Críticos sobre o Brasil", " História do Movimento LGBT" e " Explosão Feminista". 
2.Danielle Brigida - Coordenadora-geral da Associação Brasileira de Lésbicas, fundada em maio de 2004, com o objetivo de empoderar coletivamente lésbicas e mulheres bissexuais baseada nos princípios de defesa e promoção dos direitos humanos, cidadania, enfrentamento e combate a todas as formas de discriminação, preconceito, opressão e violência. 
3.Beto de Jesus - Educador e consultor em Diversidade Sexual e Gênero para organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, com diversas publicações sobre o tema. É Country Program Manager da Aids Healthcare Foundation (AHF Brasil). Membro-fundador da Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo e diretor para o Brasil da ILGA (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex People Association).
4.Erika Hilton - é transvestigenere, negra, estudante de Gerontologia na Universidade Federal de São Carlos, e co-Deputada Estadual pela Bancada Ativista pautada na luta pelo direito a vida, dignidade e direitos sociais e humanos para todas as que são marginalizadas e excluídas pelo CIStema.
5.Robeyoncé Lima - Nascida e criada na comunidade do Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, é bacharela em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi a primeira advogada trans do Estado de Pernambuco, militante nas pautas LGBT, negra e feminista. Membra da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-PE e co-deputada estadual pela Mandata coletiva das JUNTAS. É também dançarina amadora.
6.Fernanda Costa Lima - graduada em Gestão de Marketing, foi dirigente da União de Negros Pela Igualdade de Pernambuco, militante há 16 anos, integrou a direção do Bloco da Diversidade de Pernambuco de 2008 a 2012, atualmente é Gestora do Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago pela Secretaria da Mulher do Recife e Vice Presidenta Nacional da UNALGBT.


17h00:
3ª Rodada - Justiça: Para onde vamos? Perspectivas de avanço na conquista de direitos; extremismos e resistência no Brasil e no mundo; o papel dos novos movimentos sociais, com destaque para a cultura, mulheres, negritudes e juventudes.

Convidados:

1.Fábio Felix (mediador) - assistente social, professor e político brasileiro. Em 2018, elegeu-se deputado distrital para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, sendo o um dos poucos eleitos assumidamente gays. Mora em Brasília.
2.Erica Malunguinho - educadora, artista plástica, agitadora cultural e política brasileira. Em 2018, elegeu-se deputada estadual, sendo a primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo. Conhecida por ter parido, na região central da cidade de São Paulo, um quilombo urbano de nome Aparelha Luzia, território de circulação de artes, culturas e políticas pretas.
3.Gustavo Bernardes - ex-Presidente do Conselho Nacional LGBT e coordenador de promoção dos direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no governo Dilma. É integrante da setorial LGBT do Rio Grande do Sul e participou do projeto "Somos". Formado em direito é atuante nas causas de direitos humanos.
4.Géssica Cristiane Souza de Castro - graduanda em direito pela Universidade Federal do Pará, é fundadora do Quilombo Jurídico Luiz Gama - grupo de estudantes afrocentrados do curso de direito da UFPA. É integrante do DCE e do Conselho Universitário da UFPA e constrói o coletivo de juventude Juntos.
5.Danieli Balbi - Professora da Rede Pública Federal de Ensino - Fiocruz. Doutoranda em Ciência da Literatura pela UFRJ, é assessora parlamentar da Comissão de Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Diretora da UNALGBT. 
6.Rafa Carmo Ramos - Artista Visual. Atualmente é coordenador da Rede Paraense de Pessoas Trans. Conselheiro Estadual da Diversidade Sexual do Pará pelo segmento de Transexuais e Coordenador de Raça e Etnia da Rede Trans Brasil.
7.Dione do Carmo Araújo Freitas - terapeuta ocupacional, formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), pós-graduada pela FMUSP, é mestra em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela UFPR. Estuda políticas públicas para pessoas trans e pelo livre desempenho da identidade de gênero. É coordenadora da área de intersexuais da aliança nacional LGBTI e diretora da ABRAI (Associação Brasileira de Intersexos).

8.Apresentação artísitica: Ikarokadoshi - Jornalista, apresentador de TV no programa "Drag me as a Queen" no Canal E!. Foi premiado como o melhor reality show de 2018, no Rio 2C. Fez shows em várias capitais mundiais. Foi homenageado pelo artista plástico Rafael Suriani na Tag Gallery em São Paulo. Foi eleito pela Billboard como uma das 34 drags mais conhecidas no mundo. Foi eleito pela Revista Americana Out uma das 60 melhores drag queens do Mundo.


19 horas: Abertura da Exposição na CAL/UnB


REQUERIMENTOS:

Requerimento 21/2019 - Deputados Luiza Erundina e Glauber - CLP
Requerimento 32/2019 - Deputados David Miranda e Áurea Carolina - CCult
Requerimento 35/2019 - Deputados Lídice da Mata e Marcelo Freixo - Cidoso
Requerimento 43/2019 - Deputada Erika Kokay- CDHM
Requerimento 105/2019 - Deputados Fernanda Melchionna e Talíria Petrone e outros - CSSF
Requerimento 117/2019 - Deputados Edmilson Rodrigues, Glauber Braga e Ivan Valente - CE
Requerimento 51/2019 - Deputada Alice Portugal - CTASP