SAE apresenta proposta para a qualificação do ensino básico
O Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, apresentou, no dia 29 de Abril, aos deputados da Comissão de Educação, as diretrizes para um projeto nacional de qualificação do ensino básico chamado “Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional”.
A proposta preliminar do governo federal apresenta três pontos de partida: 1) aproveitar e ultrapassar o exemplo do que deu certo; 2) mudar a maneira de ensinar e aprender; e 3) organizar a diversidade para permitir a evolução. A partir disso, o projeto propõe, como eixos da qualificação do ensino público, iniciativas em quatro campos: a organização da cooperação federativa na educação; a reorientação do currículo e da maneira de ensinar e de aprender; a qualificação de diretores e de professores; e o aproveitamento de novas tecnologias. A ideia do Ministro é debater o projeto com entidades ligadas à educação, com parlamentares e especialistas na área para aperfeiçoar a proposta.
E o Plano Nacional de Educação?
O Ministro afirmou que entende a proposta do lema "O Brasil, Pátria Educadora" como uma maneira de executar o PNE. "O projeto é um norte para que o plano seja alcançado", afirmou.
O Ministro também reconheceu a fragilidade na qualidade do ensino básico brasileiro. Segundo ele, a maneira de ensinar é ultrapassada, baseada no decoreba e no enciclopedismo. “Os alunos não têm a capacidade de analisar e interpretar. Devemos ter um modelo de educação que privilegie as capacidades e habilidades.”