Pronatec será debatido em Brasília e Belém
O projeto de lei 1.209/11, que institui o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) estará em debate novamente na próxima quinta-feira (1/9), em audiência pública solicitada pelo deputado Izalci (PR/DF). A reunião será realizada no Plenário 10 da Câmara dos Deputados, às 14 horas.
Foram convidados para a audiência pública a professora Maria Nilene Badeca da Costa, representando o Conselho nacional de Secretários de Educação (Consed); Carlos Eduardo Sanches, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Coordenadora Geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), Léia de Souza Oliveira; os presidentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior, Gil Vicente Reis de Figueiredo; E da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Márcia Ângela da Silva Aguiar.
Belém - No mesmo dia, ocorrerá o Encontro Nacional para debater o projeto, em Belém-PA, às 10 horas, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Pará (UEPA).
A Comissão de Educação e Cultura já realizou audiências públicas para debater o Pronatec em Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Natal (RN) e ainda realizará debates em outras capitais brasileiras
O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. A rede federal deverá contar até 2014 com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e atenderá mais de 600 mil estudantes, em todo o país.
Por Juliana Caetano
Edição: Rejane Medeiros