Presidente da CNTE participa de reunião da CEC
Divulgação CEC
Roberto Franklin de leão (pres. da CNTE), dep. Lelo Coimbra (PMDB/ES) e dep. Fátima Bezerra (PT/RN)
Roberto Leão expôs aos deputados a posição da CNTE quanto a temas importantes que tramitam no Congresso Nacional. Segundo Leão, o Plano Nacional de Educação deve ser entendido como um instrumento que permita superar as desigualdades por meio da oferta de educação com qualidade. Para isso, o sindicalista defendeu que o plano precisa ser sustentado por três pilares fundamentais, que são o financiamento, a gestão democrática e a valorização do profissional em educação.
Além de aperfeiçoar a administração da verba pública, a CNTE defende que haja captação de mais recursos destinados para a educação. “Temos que discutir qual educação queremos e então buscar financiamento para essa educação”, afirmou o presidente da entidade.
O deputado Paulo Rubem (PDT/PE) disse concordar com a “preocupação quanto ao financiamento, por ser uma questão primordial”. Para ele, o financiamento deve estar elencado entre as primeiras metas do Plano.
A deputada Dorinha Seabra (DEM/TO) se posicionou favorável à destinação de 10% do PIB para a educação e disse que o Fundeb contribui para que isso possa ocorrer, mas que não é suficiente para suprir a demanda existente.
Nesta mesma reunião, foram votados os itens constantes da Pauta em questão. Veja o resultado da votação.
Leia mais sobre a XII Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação.
Redação: Vanessa Vieira
Revisão: Jairo Brod