Palestra sobre o tema: Educação Pública: balanço, desafios e perspectivas

03/12/2019 19h05

Cleidson Alemão

Palestra sobre o tema: Educação Pública: balanço, desafios e perspectivas

Local: Anexo II, Plenário 10

Início: 04/12/2019 às 08h00

Informações: Ciclo de Debates da Comissão de Educação em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação

REQ nº 65/19 - Dep. Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tema: Educação Pública: balanço, desafios e perspectivas

Coordenação: Deputada Professora Rosa Neide (PT-MT)

Mediação: CLEBER SOARES
Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) desde 1993, licenciado em filosofia e especialista em educação. É dirigente do SINPRO/DF e Diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT/DF).


Palestrantes:

DANIEL TOJEIRA CARA
Bacharel em Ciências Sociais e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012), além de membro do Fórum Nacional de Educação. Atualmente é Coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

ADÉRCIA HOSTIN
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí e especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí. Foi membro do Fórum Nacional de Educação e, atualmente é membro do FNPE, professora de ensino fundamental do Centro Educacional Sistema UNIFICADO e Coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e diretora do Sindicato dos Professores de Itajaí e Região.


Síntese da Palestra:


A palestra temática propõe, à luz dos atuais ataques à educação pública e da agenda de resistência, atualizar as discussões sobre os grandes obstáculos e desafios, na educação básica e superior, que marcam o biênio 2019-2020.
Promover um balanço acerca da agenda educacional no ano de 2019, refletir sobre a implementação do Plano Nacional de Educação e seus desafios, sobre o Fundeb e o financiamento das instituições de educação superior e da ciência e tecnologia no país, são alguns dos eixos propostos para o debate.