Sessão Solene homenageia o centenário de morte de Machado de Assis
O romancista, contista, poeta e teatrólogo brasileiro, considerado um dos mais importantes nomes da literatura desse país e identificado, pelo crítico Harold Bloom, como o maior escritor afro-descendente de todos os tempos, será homenageado na próxima terça-feira, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. A Sessão Solene, requerida pelo 1º Secretário, deputado Osmar Serraglio, marca o centenário de morte de Machado de Assis.
A Comissão de Educação e Cultura também firmou parceria com o Espaço Cultural para exposição de um Painel Ilustrativo, ao Lado do Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados, tendo em vista à Lei 11.522/07, que institui o ano de 2008 como Ano Nacional Machado de Assis, com o intuito de homenageá-lo.
A vasta obra de Machado de Assis inclui também crítica literária. É considerado um dos criadores da crônica no país, além de ser importante tradutor, vertendo para o português obras como Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo e o poema O Corvo, de Edgar Allan Poe. Foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente, também chamada de Casa de Machado de Assis. Importantes concursos são realizados em todo mundo levando seu nome.